na corda bamba playlist 16 uma torrada (e uma banana) para o rei

alguns reis que podem cantar de galo na corda bamba: ray charles, rei pelé, king curtis, albert king, bb king, freddie king, luiz gonzaga o rei do baião, pete rodriguez, el rey del boogaloo, sua majestade, o rei do ritmo, jackson do pandeiro, o escorpião rei, king kong, os gipsy kings, o rei do bacalhau, o rei do mocotó e o rei momo. e todos se encontram no el palacio de la papa frita na avenida corrientes 1612.

a playlist deste domingo começa pedindo benção para josé afonso, o bardo lusitano, o homem das cantigas do abril e de maio, da canção que foi senha para a revolução dos cravos que fez aniversário dias atrás. no 25 de abril de 74 josé afonso estava preso pela PIDE, a desgraçada polícia política portuguesa criada pelo ditador salazar. saravá josé afonso! semana passada não consegui postar as fotos da minha única ida à portugal, que planejadamente calhou no 25 de abril.

25 de abril de 2013 foto: fabiano maciel
25 de abril de 2013 foto: fabiano maciel
25 de abril de 2013 foto: fabiano maciel

Não tenho dúvidas: foi uma das celebrações mais emocionantes que ví na minha vida. em 2013, portugal estava numa crise tremenda, administrada no cabresto pelo bancos e por um governo de direita. para um brasileiro, era impensável ver velhos e velhas senhoras na rua, ainda protestando.

25 de abril 2013 foto: fabiano maciel

antes, cedo pela manhã, cruzamos a ponte e paramos num bar para tomar café. começamos a ouvir o som de uma música linda, uma orquestra tocando. buscamos o equipamento correndo, e filmamos a sensacional sociedade filarmônica incrível almadense, uma orquestra onde quase 100% dos músicos são (eram em 2013) integrantes ou simpatizantes do PC português. de arrepiar.

rua sociedade filarmônica incrivel almadense
25 de abril 2013 jovens músicos da incrível filarmônica almadense
a incrível filarmônica almadense foto: fabiano maciel
a incrível filarmônica almadense foto: fabiano maciel

De Almada para a Paraíba, sua majestade, o rei do ritmo, jackson do pandeiro, que fez a proeza de saravar o xote. Logo depois, o que tenho a dizer é o seguinte: como é bom ouvir joão donato! Como é bom saber que ele não para de gravar. Grava tanto que já perdi a conta dos discos que ele lançou nos últimos três anos. Como é bom ouvir ele cantando esta belezura com a anastácia. que lindeza de arranjo! E vamos fugir pra longe do sinal triste da dor. na sequência os loucos súditos two tone do madness numa balada abolerada e as lágrimas dançantes do casal womack & womack.

avante com uma dobradinha da pesada de jazz rebolativo: lee morgan e freddie hubbard com músicas de dois discos para se ouvir de cabo a rabo.

lee morgan the sidewinder 1964
freddie hubbard backlash 1967

trinca de Jotas: Jhonny Winter, Jorge Ben e Junior Wells, you better watch yourself e uma dupla pra dar um sacode easy listening cheio de psicodelia e latinidade: primeiro les baxter um caso único de maestro de orquestra que lançava discos com capas que eram escondidas das vitrines. vejam porque:

les baxter: sexo, feitiçaria e tambores. uma combinação explosiva
vejam a verdadeira cara da ´paixão

a segunda é a musa de chorando rios, a deusa de cry me a river, julie london em disco com orquestra e maracas, não sei se com seu parceiro habitual, o guitarrista barney kessel. de qualquer modo, quando julie pede, é uma ordem:

Quando ritmos de marimba começam a tocar
Dance comigo
Me faça balançar
Como um oceano preguiçoso abraça a praia
Me abrace apertado
Me balance mais

quem vai recusar?

julie london

e segue o baile com rickie lee jones cantando hendrix e giana viscardi cantando linda em lindo disco produzido pelo xangô letieres leite; giana lança a bola para smith, sir paul mccartney e linton kwesi johnson, que não é sir, mas é, por enquanto o único poeta negro a ser publicado na marrenta série de livros da penguim classics. o rafael cardoso já se ofereceu pra traduzir pro português. alguém se habilita a publicar?

a pista continua com morcheeba, e logo depois atenção! ouçam com muita atenção o sintetizador desta música. tem uma tecladeira maravilhosa por trás, na verdade, tem uma porrada de músicos bons pra caramba tocando no sapatinho junto com o pica das galáxias quincy jones. e tecladeira também é o que não falta no piano de lenny tristano. ele foi um dos primeiros a usar overdub, mas não pra tirar onda. era maluquice de músico mesmo. ele precisaria de quatro, seis mãos pra tocar do jeito que queria. como não tinha mão pra isto, mandou ver no sampler dele mesmo. avante com k.d lang, johnny cash e senhora june carter, a burrice precoce do língua de trapo e a rumba pop de los chichos, no no no no llores mas.

los chichos te prometem a felicidade completa

giovanna moraes é uma novidade pra mim. roqueira tik tok diz a pesquisa. teria tudo pra eu não gostar. mas gostei. gostei mais até da clareza dela falando, sobre como é ser uma moça que canta rock hoje. certeira. e pra quem está procurando uma amante, um amante e não um amigo, ou amiga, falem com a diana & marvin, ele sabem como conseguir. é só manter a fé, mel & tim sabem e explicam como. lou rawls é autor de pelo menos duas das melhores músicas de motel dos anos 70, um dia ainda coloco as duas aqui, mas hoje vai a clássica enfermaria do hospital são james. albert king, é rei, mesmo tendo nascido sob um mau sinal. randy newman,rogério duprat e b.b.king preparam o terreno pro duelo de bambas: a disputa musical que virou lenda, com réplicas e tréplicas, cada um mandando um samba respostinha pro outro. noel rosa e wilson batista. a peleja está descrita nesta link. aqui no baile, roberto paiva canta wilson e francisco egydio canta noel. o disco foi lançado em 1956, com capa do nássara.

polêmica e briga de bambas: noel rosa e wilson batista

o couro come com bastinho calixto, que descobri aqui no spotifai (pra alguma coisa isto tem que servir), o balanço balançante do scissor sisters, o duo fanny alexander e o cool singer robert palmer preparam o terreno para uma sessão esculacho na monarquia: blur, pet shop boys e bob vylan mandam o rei e a rainha pra casa de balmoral. procurem as letras na rede.

rick wakeman amansa tudo com summertime, freddie king tensiona tudo com stormy monday, o ray charles aparece e a corda fecha mais uma playlist do jeito que começou, com josé afonso, no maio maduro maio, que por enquanto ainda está começando.

a promoção da semana passado foi um fracasso total. ninguém sequer tentou responder que quem tocou a gaitinha com harry belafonte foi um jovem e então desconhecido bob dylan. que gravou certeiro, em take único e ainda jogou a gaitinha no lixo, pois achou a marca do instrumento vagabunda. ninguém ganhou a foto psicografada de karl marx que eu com muita categoria surrupiei de um centro espírita em cardiff. acho que preciso melhorar minhas estratégias de marquetingue e de comuniqueichon…

muito bem macacada, filhos de deus, súditos do rei, da rainha ou não, vamos em frente. a corda agradece a chegada de beth ritto e pede pra turma que replique, retuíte, recompartilhe, faça o joinha porque eu não sou exatamente o rei da venda. nem de carro usado e nem dos meus serviços. mas é isto. antes que me esqueça: ESTA SEMANA TEM SENSACIONAL ENTREVISTA COM PAULO SCOTT AQUI NA CORDA! pra quem não sabe, ele é o autor deste livro:

e pra encerrar antes dos links:

bebeto abrantes lembra a todos que na segunda tem relançamento deste clássico:

3 antônios e 1 jobim

LINKS! LINKS E MAIS LINKS:

um recado dos torcedores do celtic da escócia para os súditos do rei:https://www.youtube.com/watch?v=XExEXdlMlUw

um poema antimonarquista de shelley na página de alex castro:

a espetacular cena de leslie nielsen em corra que a polícia vem aí:

o site de josé afonso: https://joseafonso.net/

grândola vila morena, com josé afonso:

o site da incrível almadense: https://incrivelalmadense.pt/

os livros da pinguim: https://pt.wikipedia.org/wiki/Penguin_Books

o site de linton kwesi johnson: https://lintonkwesijohnson.com/https://lintonkwesijohnson.com/

o rafael cardoso é historiador, escritor e gosta de fazer barulho em silêncio. espero em breve uma conversa com ele por aqui: ohttps://www.companhiadasletras.com.br/colaborador/03763/rafael-cardoso

a disputa noel & wilson batista: https://outraspalavras.net/outrasmidias/historica-polemica-musical-entre-wilson-batista-noel-rosa/

não sabe quem foi o nássara? clique aqui:

pete rodrigues, el rey del boogaloo! https://www.youtube.com/watch?v=NZwZqMrvq8A

e esta turma dançando o boogaloo no parque jovita em cali, na colômbia

e luiz gonzaga, o rei do baião, na tv educativa em 1983

agora sim, tô com o rei na barriga. beijos de luz pra todo mundo

A PLAYLIST!