focus, demônios da garoa, chico buarque, creedance clearwater revival, vanusa, female species, gabor zsabó, the beatles, horace silver, mariana zwarg, lucas santanna, arthur verocai e criolo, odete lara e vinícius de moraes, trio 3D, elza soares, miles davis, joe bataan, kassim, massive atack, king crimsom, fred banana combo, andybeatz, harry styles, aswad, duffy power, the trinikas, jon batiste, I monster, portishead, gabriela garrubo, beirut, I and others, os ritmistas, romulo fróes, leci brandão, velha guarda da portela, elba ramalho, kenny burrel, ray barreto, juliana hatfield, the struts, the runways, zach bryan, juca chaves, gina lobrista, linton kwewsi johnson e the pogues.
uma corda sem muito pra contar e com muito pra tocar e ouvir. em são paulo 32 graus que parecem 40. em maceió parece que tudo vai afundar. amanhã tudo pode acontecer com o botafogo. então podem deixar os entretantos e ir direto pros finalmentes, como dizia aquele personagem do dias gomes. playlist 49 de na corda bamba está na área.
Comece o final de semana com Focus, numa relax, numa tranquila, numa boa prize de mescalina. Saravá! Demônios da Garoa, 80 anos! Saravá! São Paulo na veia, na cantina, na pastelaria, na padaria. Chum Chim Chum! E que Chico Buarque de Hollanda, nos resgate, e xeque-mate, explique-nos Luanda e Roma também. Em 1970 Chico foi passar uma temporada na Itália (se ficasse por aqui, acabaria em cana, provavelmente). Gravou um disco que não fez sucesso por lá, mas quem se importa com isto? O nome do disco é Per un Pugno de Samba e os arranjos são do capo Enio Morricone que faz a Roda Viva girar numa rotativa espaguete.



Nascido no igarapé! Nascido no Igarapé, grita John Fogerty na arrasadora Born on the Bayou, do Creeedance Clearwater Revival. Enquanto isto, Vanusa grita Hey Joe, corra menos, tenho gente me esperando em casa. Um pouco mais tranquilas estão as moças do Female Species, grupo pop da Califórnia, pedindo pro cabra parar e pensar antes de fazer besteira. Gabor Zsabó e seu violão pilantra, ao vivo, The Beatles com I Me Mine e Horace Silver na dúvida se vai de ácido, bagulho ou boleta, num disco da pesada que na época foi descrito por um crítico como confuso e incoerente…

Mariana Zwarg! Precisamos ouvir mais esta moça, filha do baixista Itiberê Zwarg. Mariana se apresenta como uma representante da terceira geração que toca e difunde a “música universal” , a escola criada por Hermeto Pascoal. O disco com o Sexteto Universal é pra ser ouvido do começo ao fim.


Lucas Santanna tem certeza que o deus que devasta é o mesmo que cura. Eu só tenho certeza que balanço mesmo é Odete Lara cantando Labareda com Vinícius de Moraes, e balancinho mesmo é o Trio 3D, tocando Madrugada Surgiu e Elza Soares abrindo o portão imaginário em Afoxé e Miles Davis abrindo todos os portais, acompanhado de
Cannonball Adderley, John Coltrane, Red Garland, Paul Chambers e Philly Joe Jones
Sem mais.

Joe Bataan faz a gente se mexer.
Kassin quer seu próprio anestesista.
Massive Atack quer seu amor à salvo do perigo
King Crimsom não quer conversa furada, nem conversa de elefante
Em 1980 eu gostava mesmo era de Fred Banana Combo.
Em 2023 eu gosto de descobrir cantores do Haiti, como o Andy Beatz e gosto de ver o Antonio descobrindo o que ele gosta. Esta semana no táxi tava tocando no rádio As it Was, um pop meio baba, meio bom, meio ruim, Antonio cantando tudo num inglês de fazer inveja ao Joel Santana, liga o shazam pra gente ver quem é pai, era o Harry Styles e como eu gostei de ver ele cantando, entrou aqui na corda.
Bonde segue com Aswad, Duffy Power, The Trinikas, Jon Batiste (da trilha de Marlowe), I Monster e se você tá feliz, pode parar que Portishead tá na área. Chico volta com Samba e Amore fino a tardi, Gabriela Garrubo é brasileira. É norueguesa. Ela combina com o disco novo do Beirut. Que combina com o I and Others.
Os Ritmistas chegam pra acordar. Romulo Froés, por que sua música não toca no rádio? Leci Brandão diz vença, mas não procure desavença e a Velha Guarda da Portela, derrama muitas lágrimas. Elba Ramalho quando apareceu cantava algumas bonitezas como Cartão Postal, do David Tygel e do Cacaso, que parece que é ufanista mas não é:
Eu sou manhoso
Eu sou brasileiro
Finjo que vou
Mas não vou
Minha janela é moldura
Do luar do sertão
A verde mata
Nos olhos verdes da mulata
Nos olhos verdes da mulata
Sou brasileiro manhoso
E por isso
Dentro da noite em meu quarto
Fico cismando
Na beira de um rio
Na imensa solidão
De latidos de araras
Lívido
Lívido
De medo e de amor
Paulo Vanzolini era gênio. Nelson Gonçalves sabia disto muito bem e Os Demônios da Garoa também:
Amor de trapo e farrapo
Tudo errado mas tão gostoso
Que dá arrepio na espinha
Amor de Galo de rinha
Amor de arranca toco, amor de louco contra louca
Ciúme fogo nos olhos
Beijo fogo na boca
E o coração que sendo pleno amor
Sereno, amor pirraça, amor veneno, amor cachaça
Amor de baixo d´água
Amor no meio do inferno
Amor de meter susto ao Padre Eterno
Já se vê,
Só pode ser o amor, eu e você
Seguimos com Kenny Burrel, Ray Barreto, Juliana Hatfield, The Struts, e The Runways. Ninguém escapa!

Zach Bryan é um novo nome no country & folk americano, e ele tem uma história incomum. Saiba mais Célula Pop. Chegamos na curva com Juca Chaves, Gina Lobrista (a moça que cantava nas ruas de Belém), Linton Kwesi Johnson, Creedance novamente e chegamos na despedida de Shane Patrick Lysaght MacGowan que junto com sua banda The Pogues, levou a música tradicional irlandesa para o punk.
Minha barba já está grande. Minha barriga, maior ainda. Acho que eu descolo um bico de papai noel de porta de farmácia de bairro.
Saravá! PAZ!
a imagem da capa: carimbos do vicente, 6 anos. me pareceram pequenos papeis noeis gremlins.
LINKS! LINKS! E MAIS LINKS!
sobre Chico Buarque na Itália, ótimo texto de Carlos Soares no blog Notas de Contracapa:
https://www.rimasebatidas.pt/notas-de-contracapa-2-os-discos-italianos-de-chico-buarque/
o blog de mariana zwarg:
king crimsom!
não importa se o filme é uma coleçao de clichês. quem gosta de raymond chandler, nos livros e no cinema, vai encarar este feliz como água de chafariz. mas cuidado. pode ter um cadáver ao seu lado.
Robert Altman fez em 73 uma versão supimpa e atualizada (pra época) de O longo Adeus. Certo está o locutor do trailer, ao dizer que o Longo Adeus tem tudo que um filme de detetive deve ter: ação, suspense, mistério, mulheres bonitas, locações exóticas, perseguições excitantes e um final surpreendente.
diz a lenda que howard hawks ligou pra raymond chandler, durante as filmagens de a beira do abismo, pedindo esclarecimentos sobre uma parte da história que não estava muito clara. eu também não sei, respondeu ele. a beira de um abismo vale por tudo, por bogart e principalmente por bacall.
zach no célula pop: https://nacordabamba.blog/2023/12/02/na-corda-bamba-playlist-49-caminhando-e-cantando-e-seguindo-o-samba-cancao/
gina lobrista. ousem!
kirsty maccoll & the pogues!
E A PLAYLIST!

Deixe um comentário