Galileu Galilei foi físico, astrônomo e matemático. É considerado o inventor do método científico. Estudou e formou teorias sobre muitas coisas, entre elas, as marés, as luas de Júpiter e a frequência do som. Quando afirmou que a Terra não era o centro do Universo foi condenado pela Igreja e passou o resto da vida em prisão domiciliar. A lenda diz que quando saiu do Tribunal da Inquisição, após negar suas teorias, comentou: e no entanto, ela se move. Maria Gaetana Agnesi foi uma filósofa e matemática italiana. É reconhecida por ter escrito o primeiro tratado sobre o cálculo diferencial e integral. Não consigo nem imaginar o que seja isto, mas sei que eles são muito importantes. Agnesi era uma gênia precoce e com 9 anos de idade escreveu um texto em latim sobre o direito das mulheres à educação. O francês Laplace foi um matemático pica das galáxias, dominou todas as áreas científicas de seu tempo (a era napoleônica) e foi um dos primeiros a falar sobre a teoria das probabilidades. Na rua Luiz Gois, na Saúde, Galileu, Agnesi e Laplace são nomes de pratos do dia na Lancheteria Sabor Mania (esta estranha obsessão paulista por denominações terminadas em IA-no SESC são comedorIAS) Galileu é um frango grelhado em cubos com cebola, cogumelos e azeitonas. Agnesi foi homenageada com iscas de filé ao molho shoyu e La Place carrega o determinismo de uma alcatra grelhada. Todos são acompanhados por legumes ou salada. Não consegui ver a relação entre os cientistas e os pratos, mas não posso deixar de simpatizar com um restaurante que homenageia físicos e matemáticos ao invés de apelar pras trampas da cozinha afetiva e outras pilantragens gurmetizadas. Até porque, os pratos não são temperados com teoremas ou relatividades. São honestos e nada mais. O ano tá terminando e as probabilidades são de um 2025 cheio de nebulosas, buracos negros e possíveis chuvas de meteoros. E no entanto, a corda bamba balança. Quem quiser apoiar este blog quântico e destrambelhado, assine nos botões vermelhos lá de baixo, ou faça um pix de qualquer valor galático para a chave fabpmaciel@gmail.com E na playlist # 103, os novos e ótimos discos de marcelo d2 abrindo e fechando a bagaceira, de dona onete, colocando todo mundo no lesco-lesco, a beleza de fernando moura com ary dias, o barulho de jack white e tentem não mexer o esqueleto ouvindo o novo single de tito ramirez, o rei da cúmbia e da ambiguidade. Saravá!

comentários heliocêntricos nada importantes:
*a net mudou a configuração do seu sistema e agora não consta mais na lista de informações, o nome do diretor. o cinema de autor definitivamente foi enterrado. e o cinema sem autor também.
*no editorial de ontem, a folha lamentou que o sus ficou de fora das negociações do acordo mercosul-mercado comum europeu. salve o jornal à serviço do brasil que pode pagar o einstein.
*no jockey do rio, a cantora teresa cristina foi vaiada ao desejar uma boa recuperação para lula. é o que acontece quando se canta pra cavalgaduras.
*o botafogo perdeu o mundial, mas o braga netto se fudeu. o mundo sempre fica melhor quando o botafogo ganha. e de vez em quando, até quando perde.
*série de tv boa é aquela que tem no máximo 6 episódios. Vejam a argentina NADA
*em algum lugar do planeta, parece que no pólo norte, existe uma fábrica de filmes de natal. todos tem o mesmo cenário e os mesmos atores. e os mesmos roteiros. o nome do diretor não importa. mas aparece no final, depois que o trenó e as renas cruzam o quadro.
*no pará, o barbalho quer acabar com a funtelpa e com a tve local, uma das mais atuantes do país. @miss pratinha tá comandando a resistência. vale seguir a moça no instagram

coloque um saci na parede da sua casa:
Coloque na sua casa ou no seu escritório uma das incríveis colagens dos Seres Imaginários do antonio, do vicente e do fabiano, técnica mista, super A3 (47,7 X 32,7 cm) papel couche 250g R$ 120,00 frete incluído para qualquer lugar do brasil CONFIRA TODOS NOS DESTAQUES FAVa no meu instagram @fabpmaciel

links! links! e mais links!
na wikipedia, uma animação da curva de agnesi:
impostor? picareta? 171? mais sobre tito ramirez, o rei do mambo
uma belezura de texto do márcio pinheiro sobre a fábrica de gaitas do borguettinho

a corda agradece e muito a chegada dos botafoguenses flamínio lobo e isaac chueke. o muito obrigado também pelo apoio constante de flavio zettel, silvio vasconcelos, luciana freitas e miguel pachá! saravá!
e na playlist # 103

marcelo d2 # miles davis # nina simone # lady blackbird # kiko dinucci, burning spear # dona onete # gilberto gil # los malkavian # marku ribas # chico césar, blanca e rojobarcelo # itamar assumpção # tito ramirez # les introuvables # alberto continentino # ian kay # klezmerson # yannis & the yaw and tony allen # john martyn # allah-las (dica do rodrigo letier) # jane weaver # fernando lobo e ary dias # leyla mccalla # the velvet underground # siouxie and the banshees # joanna wang # dylan leblanc (dica de reynaldo zangrandi) # jessica pratt # arooj aftab # iara rennó # orchestra baobab # brandy butler # vince guaraldi # pastel de miolos # jack white # the excitements # brittany howard # tina brooks # orla # david gilmour # marcelo callado # norah jones # john blaze # marcelo lobato # quinteto armorial # coletivo nosso novo som
e a playlist!

Deixe um comentário