na corda bamba 124 com a alma turva e pensando em como se livrar das almas sebosas

Sonhei que tava no banco de trás de um carro com a Michelle Obama. Eu tentava me desculpar por alguma coisa que falei e que não foi bem compreendido. Talvez tenha sido dito de maneira errada, no momento errado ou no tom errado. Eu sou o rei da bola fora e Michelle, impassível, só olhava pra frente e fazia uma cara de puta merda, que mané chato mala sem alça…no banco da frente, Barak Obama era só silêncio e parecia estar cagando um balde para a minha aflição. O meio é a mensagem, boca torta, papo reto, quem não se comunica se fode de verdeamarelejo e a pauta do momento é a crise da esquerda, o avanço da direita e a eterna discussão: a esquerda precisa se reinventar. Aí eu me pergunto: a esquerda precisa se reinventar do quê? Meu amigo Nuno Godolphin me fala de um cara que disse que a esquerda perdeu a pauta do sonho. O sonho foi sequestrado pela direita. A esquerda perdeu a pauta da esperança e até a transgressão ficou com a direita. Todo mundo diz que a esquerda precisa mudar mas ninguém diz por onde a esquerda precisa mudar. A direita nunca precisa mudar nada porque a direita é sempre escrota e filha da puta, pra ela, basta seguir sendo ela mesma, um retoque aqui, tipo declarar pro tre que é preto mesmo sendo mais branco que um omo total, dizer que moderno é fazer parceria com o mercado e privatizar tudo, mas no fim, basta seguir sendo chineloso aderente de raio privatizador e chupelê de negacionista. O nosso pepino é entender como que, apesar de tudo, o povão prefere eleger um escafandro velho abobado da enchente como o sebastião melo ou um parvo incompetente como o atual aspone que ocupa a prefeitura de são paulo. Uns dizem que tá faltando gentileza e delicadeza pra esquerda. Outros dizem que falta paudurescência e pregam volver a los 17, pra luta de classes do tipo ei você que é explorado não fique aí parado…Há quem diga que estamos perdendo por causa das pautas identitárias, woke, lgbtyz… Jogar a culpa na grande imprensa não cola totalmente. Os grandes jornais estão praticamente mortos e são lidos apenas por uma classe média que prefere ser insultada diariamente mas que se recusa a tomar o café ou ir aos pés sem um pedaço de papel impresso na mão. A tv e as rádios (a imensa maioria dominada por almas sebosas) talvez ainda tenham alguma influência. Eu não sei. Não tenho resposta. Nem explicação. Mas do jeito que tá, não tá rolando. Então sigo sonhando mil horas sem fim. Mesmo que seja com a Michelle me ignorando. Sonhos, sonhos. De preferência com recheio de creme. Na Corda Bamba 124 chegando junto com a playlist 93. Tem Laurie Anderson e Lloyd Cole, tem Edu K e Ed Motta, Rolling Stones e Renato e Seus Blue Caps. É praticamente a vendinha do seu Manoel, tem de tudo, ofensa e beijo na boca, porrada e cafuné. Assinem nos botões vermelhos lá de baixo ou apoiem com qualquer valor na chave pix fabpmaciel@gmail.com SARAVÁ!

a esquerda esperando pra pegar o busão da história

Também tenho amigos como o Renato Barbieri que acham que o lance é a sedução pela não imposição. Pela escuta, pelo diálogo. Pode ser. Assisti no último Festival do Rio um documentário sensacional, Os Três Obás de Xangô, que trata da amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. O filme é uma explosão dos melhores sentidos de tudo que possa significar brasilidade. Tem graça, leveza, humor, sacanagem e amor. Tem, como não poderia deixar de ser na nossa história, conciliação. Em um momento do filme, um pai de santo, não lembro o nome, explica a função do Obá. Cabe a ele defender a casa fora do terreiro. Ele faz a ponte entre o mundo do candomblé e o mundo oficial- o mundo dos brancos, obviamente. Mas o pai de santo vai além, se o Obá sabe defender o terreiro com leveza e empatia, com amor, mais chance ele terá de conquistar os corações e mentes dos não iniciados. Faz sentido. Mas os tempos mudaram. Estamos precisando de muito mais do que 3 obás. E nem sempre é possível ser gentil. E muita coisa já não se pode mais aceitar e muito menos conciliar.

Outro amigo, o Tagore Pereira, acabou de me escrever: o futuro é vórtex ou BRICS, apesar do B estar escorregando no tomate.

Pra mim, o futuro é o almoço de amanhã e de segunda-feira.

A capa desta edição da corda é a colagem upigrade, mais um trabalho espetacular do FAVa, e parte dos seres imaginários e extraordinários do antonio, do vicente e do fabiano, ou seja, dos meus dois filhos e de eu mesmo. elas podem ser vistas e compradas no meu instagram @fabpmaciel todas elas estão em super A3 (47,7 X 32,7 cm) papel couche 250g, custam R$ 120 reais com frete incluído para qualquer lugar do Brasil. COMPREM! COMPREM! E DEIXEM A PAREDE DE SUAS CASAS MAIS BONITAS E DIVERTIDAS!

A corda agradece a chegada de Ana Belotto por aqui!

Laurie Anderson abre e fecha a playlist 93 de na corda bamba e fecha com uma música chamada Brazil. a letra diz assim:

June 7th, Brazil

Wet grass
Takeoff was in total darkness
Then pitch black ocean (Black ocean)
The south Atlantic
Navigator asleep
Sea a dirty gray
Static on the radio
We drop
We’re dropping down
Shredding the clouds
The sky has many avenues and streets
But you have to know how to find them

# 50 anos de it´s only rock’n roll, the rolling stones, ouvi primeiro e atrasado no compacto que vinha no vol.2 de uma coleção chamada história do rock, ou rock espetacular, algo assim…o som era abafado, parecia que tinham colocado um pano por cima dos microfones…não importa. o disco segue sensacional e é um dos poucos casos de remasterização que melhorou a obra. # herbie hancock joga nas 11 na indústria e ENTREGA uma pizza de primeira na trilha de Deat Wish. A vida é mesmo assim, tem dia de Antonioni e tem dia de Michael Winner. Os dois dão jogo. # Nubya Garcia canta, toca sax e faz uma das muitas músicas dos dias de hoje. # Zalatnay Sarolta era uma garota que como milhares amava os Beatles e os Rolling Stones, só que na Hungria dos anos 60. Consegiu idar um rolê por Londres, namorou seu Maurice Gibbs, gravou um disco rock’nrolla em 73, foi esquecida nos anos 80, se casou com um diretor de filme pornô, posou na Playbloy com 53, foi em cana pro sonegação de impostos em 2003. A vida trepidante de Zalatnay está nos links # Descobertas: Michael Franks, um cara que circulou aqui pelo Brasil nos anos 70 e que os americanos com a tara obsessiva de classificar tudo colocam no easy listening, yatch rock, fusion, jazz suave outras merdas. não importa. The Art of Tea, de 1976 é um baita disco. # mais algumas do disco novo do Zé Manoel (já rolou um pouco na playlist da corda 90 : um interlúdio com Luedji Luna e uma homenagem mais do que linda para Johnny Alf, que eu vi tocar algumas vezes para poucas pessoas numa boate no Leblon no início dos anos 90…Alf com Zé, com ele mesmo e com Baby, ainda Consuelo. # O mundo permite que uma banda punk chamada Les Robespierres seja de Hamburgo, Alemanha e que a banda tenha um vocalista que canta em português de Portugal. #40 anos de rattlesnakes o álbum de estreia do lloyd cole and the commotions e abusando mesmo do trocadilho, comoção, emoção, chapação total imediata, obra prima instantânea, disco que gastei os sulcos de tanto ouvir #45 aniversários de tom petty and the heartbreakers, damn the torpedoes, não dei bola na época, tou dando alguma bola agora #

massagem no ego ninguém nega e quando ela vem do seu João Luiz de Albuquerque, a gente mostra pra todo mundo.

LINKS! LINKS! E MAIS LINKS!

meu amigo denilson monteiro é um super pesquisador e escritor especialista em biografias. ele vai começar um curso mega bacanudo. denilson também é um dos entrevistados da corda que eu ainda não consegui me organizar pra publicar. a culpa é toda minha, mas a conversa sai por aqui ainda em 2024.

em 1974, segundo o trailer, nova iorque era a cidade mais violenta do mundo. e era mesmo. e estava falida. quando a polícia não dá conta…surgem os filmes de justiceiros.

a vida trepidante de zalatnay sarolta

para pensar: a letra de rock’n roll de mos def:

Make me wanna HOLLA.. aowwWWWWWWWWWWWWW!
“Ah.. ah-ah, ah-ah.. ah-ah, ah-lert the squad..”
Rock and roll
“Ah.. ah-ah, ah-ah.. ah-ah, ah-lert the squad..”
Hehehe, rock and roll
“Ah.. ah-ah, ah-ah.. ah-ah, ah-lert the squad..”
Whoahhhhh-oh, oooh-weee-oooh
“Ah.. ah-ah, ah-ah.. ah-ah, ah-lert the squad..”
Whoahhhhh-oh

(Huh) My grandmomma was raised on a reservation
(Huh) My great-grandmomma was, from a plantation
They sang – songs for inspiration
They sang – songs for relaxation
They sang – songs, to take their minds up off that
fucked up situation
I am… yes I am… the descendant (yes yes)
of those folks whose, backs got broke
who, fell down inside the gunsmoke
(Black people!) Chains on they ankles and feet
I am descendants, of the builders of your street
(Black people!) Tenders to your cotton money
I am.. hip-hop
“It’s heavy metal for the black people”
I am.. rock and roll (rock and roll.. rock’n’roll)
BEEN HERE FOREVER!
They just ain’t let you know.. (HA!)

I said, Elvis Presley ain’t got no soul (huh)
Chuck Berry is rock and roll (damn right)
You may dig on the Rolling Stones
But they ain’t come up with that style on they own (uh-uh)
Elvis Presley ain’t got no SOULLLL (hell naw)
Little Richard is rock and roll (damn right)
You may dig on the Rolling Stones
But they ain’t come up with that shit on they own (nah-ah)

Guess that’s just the way shit goes
You steal my clothes and try to say they yo’s (yes they do)
Cause it’s a show filled with pimps and hoes
Tryin to take everything that you made or control (there they go)
Elvis Presley ain’t got no SOULLLL
Bo Diddley is rock and roll (damn right)
You may dig on the Rolling Stones
But they ain’t the first place the credit belongs

Say whoahhhh-oh (don’t take it) oooh-weee-ohhh
(black music) whoahhhh-oh (don’t take it) oooh-weee-ohhh
(black music) whoahhhh-oh (Jimi Hendrix say) oooh-weee-ohhh
(black music) whoahhhh-oh (Albert King and) oooh-weee-ohhh
(and Motown)

(huh) I ain’t tryin to diss
but I don’t be tryin to fuck with Limp Bizkit
“The fuck is on your mind?”
When I get down in my zone
I be rockin Bad Brains and Fishbone
I ain’t tryin to slow your groove
But that ain’t the way I’m tryin to move
I don’t turn on Korn to get it on;
I be playin Jimi Hendrix ‘til the dawn
That’s my word is bond
Sittin up on my front lawn
Got the volume turned to ten
Playin Albert King the best again (black)
When the mornin in the cooker
Got to turn on some John Lee Hooker
When I want some rock and roll
Go to Otis Redding to get some soul

Say, James Brown got plenty of soul
James Brown like to rock and roll
He can do all the shit fo’ sho’
that Elvis Presley could never know (black people)
Said, Kenny G ain’t got no SOULLLL
John Coltrane is rock and roll (uh-huh)
You may dig on the Rolling Stones
but they could never ever rock like Nina Simone

Say whoahhhh-oh (don’t take it) oooh-wee-ohh
(black music) whoahhhh-oh (don’t take it) oooh-weee-ohhh
(black music) whoahhhh-oh (don’t take it) oooh-weee-ohhh
(black music) whoah-oh-oh-oh-oh-oh-oh-oh-oh-oh

“ah-lert the squad..”

[MUSIC PICKS UP PACE AND GETS LOUDER]

Who am IIIIiiiiiiiiIiiiII, HUH!
GET YOUR PUNK ASS UP!
ELVIS PRESLEY AIN’T GOT NO SOUL
JIMI HENDRIX IS ROCK AND ROLL
YOU MAY DIG ON THE ROLLING STONES
BUT EVERYTHING THEY DID THEY STOLE
ELVIS PRESLEY AIN’T GOT NO SOUL
BO DIDDLEY IS ROCK AND ROLL
YOU MAY DIG ON THE ROLLING STONES
BUT WE SEND THEY PUNK ASS HOME
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii (ROCK AND ROLL)
Who am IIIiiiiiiiiiii!!!
Say, rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
Who am I? Rock and ROLL!
GET YOUR PUNK ASS UP!!!!!!!
Company, MOVE!!!
For Harlem, Fort Greene, Compton
East St. Louis, Detroit (BO BO)
Chicago (BO BO) Bed-Stuy (BO BO)
Flatbush (BO BO) Brownsville (BO BO)
East New York (BO BO) Newark New Jersey (BO BO)
Illadelphia Cincinatti Atlanta the Dirty South
All towns GET YOUR PUNK ASS UP!!
“Rock and roll for the black people”
Hi ma..

“Well that was just wonderful”

na playlist # 93:

laurie anderson born, never asked LaurieAnderson.com # nora jones after the fall @norahjones # letieres leite e orkestra rumpilez banzo: parte 1 # wado e zeca baleiro alma turva @wadomusica @zbaleiro # edu k eu quero ser ator pornô eduk.defalla #dusty springfield don’t letme lose this dream # mombojó amor que vai @mombojó # rodrigo campos velho amarelo @rodrigocampos # mitchum yacoub super @mitchum.yacoub # renato e seus blue caps perdi a esperança # the rolling stones if you can’t rock me # beaugarde i got something # mos def rock’ roll # herbie hancock do a thing @herbiehancock # nick waterhouse (if) youwant trouble # son of dave shake a bone # chico science e nação zumbi protótipo sambadélico de mensagem digital @nacaozumbioficial # nubya garcia set it free @nubya_garcia # zalatnay sarolta hadd mondjam el # mark lanegan strange religion # maximilliam kickin’ 9 to 5 # bárbara eugênia e tata aeroplano vinheta punk do além e pro mundo virar shopping @barbaraeugeniaoficial @tata_aeroplano # lucio alves moça da praia # geraldo azevedo tangará @geraldoazevedooficial # michael franks nightmoves # zé manoel com luedji luna interlúdio e depois sozinho em canção de amor para johnny alf # johnny alf kaô, xangô e eu e a brisa # baby do brasil eu e a brisa # bolero! mirror of reality # rita lee sem cerimônia # les robespierres liberdade # devo space girl blues # indic classic 1969 # lloyd cole and the commotions are you ready to be heartbroken? vittória braun e rafael lorga salto no breu @vittoriabraun_ rafaellorga # maurício pereira outono no sudeste # junio barreto vida vida vida @junio_barreto # fafá de belém naturalmente @fafadbelem # marcos valle feel so good # ed motta o nu que vale # edi rock foda-se @edirock # negro léo esferas @negroleooficial # dora morelembau vento de beirada @doramorelembau tom petty and the heartbreakers century city # defalla como vovó já dizia # portishead sour times # milton nascimento povo da raça brasil # laurie anderson brasil

dusty pra alegrar corações
amor que vai e vem
rodrigo campos batendo um papo legal com toshiro
mitchum yacoub egito california
tem herbie pra todos os filmes
franks: chá em los angeles e chopp no rio
les robespierres não vão pra guilhotina
zalatnay é uma garota húngara que amou os beatles e os bee gees

e a playlist # 93!